Democracia sim, violência não!

Por pior que esteja o governo petista, desde a administração do senhor Lula da Silva e depois piorou com sua sucessora, Dilma Roussef, muita água rolou por baixo da ponte.

Entramos numa crise socioeconômica e política sem precedentes, nem a do lunático Collor Collor de Mello foi pior, sabem por quê? Porque houve o impeachment que não durou muito tempo e as coisas foram se ajeitando aos poucos, e a democracia se consolidando.

Hoje, a situação ta pior em gênero, número e grau. Os juros na estratosfera. O desemprego de milhões de trabalhadores e empresas falindo. Famílias sem recursos para se alimentar. As importações superando as exportações.

A sociedade endividada, nas mãos de banqueiros que cobram juros exorbitantes porque o Banco Central vive aumentando a tal da Taxa Selic, ao invés de abaixá-la para fazer a população consumir mais e provocar o reinício das atividades das indústrias quebradas e paralisadas, ou porque faliram, ou porque foram obrigadas a demitir operários.

O brasileiro vive de teimoso e porque não tem opção. O voto é de cabresto por causa da Bolsa Família e, da ignorância do eleitor menos favorecido pela sorte, ou porque é analfabeto mesmo. A solução para os cientistas políticos e especialistas em política partidária optam na atualidade por um governo parlamentarista.

Num governo parlamentarista o Congresso Nacional já teria os atuais parlamentares sidos dispensados e, convocadas novas eleições que iriam escolher um novo primeiro ministro.

O que a democracia brasileira precisa na atualidade é aprimorar seus mecanismos de como se cobrar responsabilidades e agilidade inclusive no Poder Judiciário, sem interferência de congressistas de uma CPI de araque, que ficam tentando bloquear e ameaçar advogados que cumprem seus deveres de defender seus clientes, não importa se ladrões de galinhas ou corruptos da Operação Lava Jato, ou seja, quem for.

O Governo Federal precisa urgentemente cortar na própria carne, se quiser salvar este país continental de riquezas imensuráveis e que desde 2003 está sendo mal comandado.

Agora como não deu em nada o pretendido encontro da situação com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o encontro da presidente com os governadores, segundo especialistas políticas de plantão, também não ajudou em nada, porque os estados também estão quebrados como o governo central, mercê de uma política desastrosa.

Os petistas usam qualquer argumento para desculpar o fracasso de suas administrações. Afinal, eles nunca tiveram um projeto administrativo próprio, desde o inicio do Governo Lula, eles apenas deram andamento às diretrizes econômicas criadas por Itamar Franco e depois costuradas com mais ênfase no governo Fernando Henrique.

A denúncia de que tentaram na noite de quinta-feira, por volta de 22h, no bairro Ipiranga, onde o senhor Lula da Silva tem o Instituto Lula instalado ali, denunciou a polícia que houve um ataque à bomba e pediu que as investigações fossem priorizadas pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

É claro, disse minha Santa Tambura e o seringalista Sissi, lá dos cafundós da minha Amazônia, que tudo será apurado. Afinal, os críticos e gente do povo já postaram na internet, que tudo foi arranjado pelo próprio ex-presidente para usar a mídia a seu favor e do seu partido também, aliás, partido que está mais em baixa que bumbum de cobra.

Já o filósofo Zé Praxedes, que de vez em quando se exalta um pouco em suas perorações, dessa vez pediu calma e paciência e, segundo ele, deve ter sido um cidadão comum exaltado com o senhor Lula que cobrou 4,5 milhões de reais para fazer três ou quatro palestras.

O Zé povinho não acredita em palestra tão cara assim, feita por uma sumidade da cultura mundial. Arre égua! Vá bater forte assim lá no terreiro da Dinda onde o Pai de Santo é o senador Collor de Mello. Vou! Fui! Inté!

Vismar Kfouri’’’’’’’’ – jornalista, escritor e ambientalista. kfouriamazonia39@gmail.com Contatos P\palestras 17-99186-7015.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s