O Meio Ambiente e seu meio

florestaamazHoje, não quero falar de política, de panelaço, de impeachment, ou de aforismos que não ajuda em nada e, tampouco de corrupção e Operação Lava Jato, mesmo porque as penas aplicadas nos lalaus do dinheiro público, não deixa ninguém na cadeia, né não?

Hoje vou falar um pouco sobre o Meio Ambiente, mas de um modo mais didático no seu início e mais prosaico depois para que todas as camadas dos meus leitores entendam.

É que tenho uma meia dúzia de leitores na Amazônia que me pedem pra falar a eles, são os índios Tenharins lá da embocadura do rio Marmelo com o caudaloso rio Madeira, e a outra tribo na margem da BR-230 após a cidade de Humaitá-AM.

O Meio Ambiente vem se desenvolvendo desde que mundo é mundo, isto é, desde a formação e a transformação geológica que o planeta vem sofrendo durante os primórdios do tempo.

A formação da Terra é originada por várias variedades de substâncias que podem ser encontradas sob a forma de gases, líquidos ou sólidos. Estão entendendo, meus curumins?

Isto quer dizer, que tudo que existe na biosfera está interligado. Sabem o que é a biosfera? Para entender um pouquinho sobre tudo isso, temos que saber primeiro o que ela é e o que representa para nós.

Biosfera significa esfera da vida, quer dizer, são as condições ambientais em que se processa a vida animal e vegetal. Ela é a camada do globo terrestre habitada pelos seres vivos e contem solo, ar, a água, a luz, o calor e os alimentos que fornecem condições necessárias para a vida.

Segundo os estudiosos, tudo que existe na biosfera está interligado, todos os componentes do ambiente, bióticos e abióticos, relacionam-se entre si. Assim sendo, desenvolvem-se uma rede tão complexa de trocas, que é praticamente impossível isolar um ser e tratá-lo separadamente dos demais.

E, quando consideramos um conjunto de componentes vivos e não vivos, que interagem num determinado ambiente, falamos em ecossistema. Por exemplo: A Amazônia forma um ecossistema, certo, curumins?

É por isso que precisamos proteger com energia o Meio Ambiente, notaram que se o homem interage em tudo que foi dito e destruir tudo isso que foi falado ai acima, acabamos com o Meio Ambiente e com a vida no planeta, não? Vamos aos recursos temáticos agora.

Sabem que para produzir as substâncias necessárias à manutenção das atividades vitais e garantir seu crescimento e sua reprodução, os seres vivos necessitam continuadamente de energia, obtida basicamente de dois jeitos:

“I – Diretamente do Sol, por meio de um processo chamado fotossíntese. Através dele, as plantas convertem a energia luminosa em energia química, sintetizando matéria orgânica a partir da água e dióxido de carbono, na presença de clorofila, um pigmento verde que absorve a radiação solar e, esses organismos capazes de produzir o próprio alimento são denominados autótrofos.”

II – Isto quer dizer,  que indiretamente, ingerindo outros seres vivos e retirando deles as substâncias que não são capazes de produzir. Por exemplo, as proteínas animais, por isso que o homem come carnes. Esses são os organismos denominados de heterótrofos.

Em um ecossistema, continua a aula didática, os vegetais, os organismos capazes de fabricar alimentos a partir da energia do Sol, são denominados produtores. Os animais, por não terem essa capacidade, alimentam-se dos produtores e são chamados consumidores.”

Viram como a vida é complicada e, por que somos obrigados a proteger o Meio Ambiente? Para que a vida não sofra um processo de deterioração e leve o fim ao planeta onde, o pior ser irracional na atualidade é o próprio homem. Aliás, o único ser dotado com uma quantidade elevada de neurônios que o torna o ser mais inteligente sobre a Terra.

Mas ele não usa isso só para o bem e produzir pensando no próximo. Ele fabrica bombas que matam em massa seus semelhantes, envenena a terra e os alimentos com agrotóxicos, rouba, mata, estupra e, ainda se aproveita da biodiversidade que a Natureza criou para ele e que ele mesmo vem a destruindo só por ganância. Dá para entender uma coisa destas? Minha doce e faceira Santa Tambura disse que não dá para entender o comportamento do bicho homem. O mesmo disse indignado meu amigo seringalista Sissi, lá dos cafundós da minha bela Amazônia que necessita urgentemente de uma lei presidencial que determine DESMATE ZERO JÁ! Vou! Fui! Inté!

Vismar Kfouri – jornalista, escritor e ambientalista. kfouriamazonia39@gmail.com – blog https://kfouriamazonia.wordpress.com/ – Contatos para palestras: 17-99186-7015.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s