Prefeituras devem servir de modelo

kassab

 

Entre os dias 16 e 18 a cidade de Votuporanga sediará o Congresso da Associação dos Municípios e, muitos políticos regionais e outros de peso nacional estarão presentes.

Esse encontro, entre prefeitos e congressistas, pode servir de base para futuras medidas e projetos modernos junto ao Congresso Nacional, visando quem sabe, na criação de novas leis que coíbam a corrupção e façam da política, não um ato vergonhoso, mas em uma ação de civismo que seja reconhecido pelas gerações atuais e futuras, em bons exemplos sobre como fazer política partidária sem precisar ser desonesto.

Afinal, lembrou o velho e culto seringalista lá de Rondônia, o meu amigo Sissi e, concordo totalmente com ele, quando afirma que no sistema presidencialista e democrático que vivemos, não deveria haver espaço para políticos praticarem corrupção.

E até minha amada Santa Tambura, lá das barrancas dos rios e igarapés da pirateada Amazônia, deu um pitaco. Disse ela, que as prefeituras são as pontas dos icebergs, estão elas em primeiro contato com as massas que pagam impostos e que deveriam por isso ser mais beneficiadas com produtos de primeira linha e não com obras de terceira categoria como acontece no país de modo geral.

Tem razão os dois exemplares da cultura amazônica que interagem comigo. Todavia, o filósofo Zé Praxedes, também lembrou que a má distribuição de renda e os canais que transportam esses valores, não podem ser os propinodutos da atualidade, mas sim canais que sejam fiscalizados por órgãos capacitados e por associações de moradores treinadas que fariam a integração entre as prefeituras e as comunidades. Assim, com certeza, os desvios praticados por prefeitos e vereadores seriam pífios, se comparados com o que vemos hoje na maioria dos cinco mil municípios brasileiros.

Marcarão presença em Votuporanga vários prefeitos do Estado de São Paulo e políticos de nível nacional como o senador José Serra e o ministro Kassab. Outros políticos de peso deverão se fazer presentes também, porque, neste meio, sempre é bom marcar presença e mostrar que “eu estou aqui, viu minha gente?” Afinal,  o bom político nunca deve perder atos de grande audiência na mídia nacional. A imagem fala por si só, dizem os grandes articulistas políticos.

Disse na quarta-feira, na mídia regional, o prefeito de Nova Aliança e presidente da AMA, que: “A crise econômica, associada à má distribuição de recursos gerados por Estados e municípios, transformou a administração das nossas cidades numa tarefa quase impossível.”

E concluiu o presidente da AMA, afirmando que: “Ficamos buscando soluções inovadoras para os problemas e fórmulas mágicas para suprir a falta de recursos. No nosso congresso vamos buscar saídas para a crise.”

Durante o congresso dos prefeitos em Votuporanga, todos ouvirão o ex-prefeito de São Paulo, Kassab, que falará sobre o novo pacto federativo entre as prefeituras e o governo federal.

Já o senador José Serra falará sobre sua emenda à Constituição, que libera 70% dois depósitos judiciais e administrativos para pagar as dívidas públicas.

Realmente, estou como a maioria dos brasileiros tão céticos e sem dar condição de dar crédito a qualquer um deles. Afinal, hoje no Brasil político virou sinônimo de desonestidade. Quando sou obrigado a cumprimentar qualquer um deles, depois, disfarçadamente, conto meus dedos das mãos para saber se não está faltando nenhum.

Como acreditar neles depois do Mensalão e Operação Lava Jato? Nem eu e nem minha querida Santa Tambura! Voiu! Fui! Inté!

Vismar Kfouri – Jornalista, escritor e ambientalista. kfouriamazonia39@gmail.com Blog: https:\\kjfouriamazonia.wordpress.com – Contatos P\palestras: 17-99186-7015.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s