Brasil de inverno longo, pouco sol e sem sal

dom pedro I

A carruagem tá tão devagar, mais tão devagar… Péra ai, nois não tamos falando de inverno? Sim, claro! Bem, então vou começar de novo… O trenó tava tão devagar, mas tão devagar… Ah, agora sim estamos falando a mesma língua. Pérai, oh meu! Tu tá zuretando comigo? Quando tu vai falar sério? Desde quando no Brasil se usa trenó? Não sei. Pergunte lá no Posto Ipiranga, uai! Ou então pra minha Santa Tambura que deve tá na gandaia de um forró lá nas entranhas da minha linda e sacaneada Amazônia sem fronteiras e sem beiras…

Ôh, meu, tu tá ficando louco? Tô mesmo, claro, quem consegue bater papo com o Nézin Manguaça depois de ele ingerir cinco litros de caipirinha e comer uma caldeirada de tambaqui sozinho? Ai, nem com ajuda do pajé Miratinga lá da tribo dos Uru Eu Uau Uau no interior rondoniense, podem perguntar pro sábio seringalista Sissi, se ele não me vai dar razão também?

Acontece, que vivemos uma época tão difícil no país que, as vezes penso que o D. Pedro I ainda não proclamou a independência do Brasil. Lembram daquele grito que ele deu nas margens do riacho Ipiranga, lá em São Paulo, no dia 7 de setembro de 1822, que foi assim? “Independência ou Morte?”

Caracas! Não vi até hoje, Nézin, nenhuma independência no Brasil. Agora morte sim, e a toda hora do dia ou da noite. É nas favelas do Rio ou ruas de São Paulo, Recife, Salvador, Alagoas, na casa do piraíba também… Mas e o Governo? E as leis? E o Congresso Nacional? E as… péra ai, pérai ai… será que nóis tâmos falando a mesma língua? Óia meu guru, que nois tâmo no Brasir. Sisqueceu? É, tem razão Nézin… Deixando teu bafo de jibóia de lado, então me responda seu filósofo do canavial…

No Brasil tem túnel? Tem luz no final dele? Não, mas tem vaca atolada no brejo até o fiofó, isso eu sei que tem mesmo! Mas tem escola e educação de primeira? Tem saúde pros pobres? Tem trabalhador empregado? Tem indústria progredindo ou falindo? Tem inflação alta? Todo mundo tem comida na mesa?

Ôh, meu guru, tu tá de gozação comigo, né não? Ocê num vê qui aqui tá quinem no Alasca? Nóis só entramo em fria memo, uai. Lá tem trenó até movido a gasolina e rena, aqui nóis temos os carros movidos a arcool, tamo melhor, né não? E viva o etanor!!!

Cadê o governo? Num tem! Cadê o tar de Congresso Nacioanar? Num tem! Mas tem no lugar dele a caverna do Alí Jabá e os 500 ladrões morrendo de ri da nossa cara, né não? Cadê o Governo Federá? Tá ai só pra nos enrab…

Espera, espera Nézin, não termina a frase não, senão a dona Dilma manda nos prender, gente de esquerda não gosta de livre expressão de pensamento, não, eles fazem de conta, pra ganhar votos, mas depois, são como os coveiros, se fingem de mortos pra…

É meu guru, tu tem razão, mais aqui no Brasir di hoje, si num tem tuner, nem trenó, nem carruage, nem luiz no finar do tuner, o qui nois vamô fazê pra miorá a vida di todos os brasilero?

Olha Nézin, o brasileiro é um povo otimista por natureza, não gosta de guerra, só gosta de carnaval, cachaça, mulher e futebol. Para o brasileiro não tem político desonesto, a Operação Lava Jato é uma farsa, está julgando anjinhos e praticando injustiças.

O juiz Sergio Moro e o procurador da República, Rodrigo Janot, são homens fora do contexto brasileiro… Mereciam trabalhar em país de Primeiro Mundo e não em Republiqueta de Bananas…

Os ministros dessa mesma Justiça mandam soltar traficante preso em flagrante com duas toneladas de cocaína, então como acreditar em futuro para nossos filhos num país onde seus políticos não se valorizam, e a Justiça não é valorizada?

Vamos viver num país sem sol, gelado de sentimentos e sem sal para temperar essa bela miscigenação que fez desse continente um país otimista, mas com políticos tão desonestos assim?

Sinceramente, meu guru, num si não, mais prá comemorá, vou tomar mais uma branquinha! Vai Nézin, vai… Vou! Fui! Inté!

Vismar Kfouri – jornalista, escritor e ambientalista. <kfouriamazonia39gmail.com> Blog: https:\\kfouriamazonia.wordpress.com – Contatos P\palestras: 17-99186-7015.

Deixe um comentário

