Brasil, um país de patos?

 

patos

O Brasil está parecendo uma nave perdida no cosmos, sem rumo, sem tripulação. O cosmonauta piloto desapareceu num buraco negro, e a nossa grande nave que já foi majestosa, pode acabar colidindo com uma estrela como o sol e derreter em suas lavas incandescentes. E o que será dos patos, seus habitantes? Ué, disse a Santa Tambura lá dos confins da minha amada Amazônia, não somos nós que pagamos o pato? Pelo menos não é o que o Paulo Skaf diz?  Então, vamos pagar o pato novamente, já fizemos com Sarney e com Collor. É ou não?

O Nézin Manguaça, que ta lá nas areias brancas do Balneário do Belmonte, em Porto Velho, saboreando as águas do Madeirão e as caboclas morenas da Amazônia, mandou dizer depois da terceira garrafa de manguaça:  “com tanto avião caindo pelo mundo, por que o da bela senhora não sofre pane”? Menos Nézim, menos… vá curtindo as morenas ai e deixa a política para o Ali Babá e sua tropa lá do Congresso Nacional.

Aliás, a política no Brasil tá fedendo tanto que nem urubu chega perto, por isso, não dá pra dizer que a presidente Dilma está no seu bico. Ainda mais agora com o aumento da gasolina e óleo diesel. Se a lenda do nariz que cresce quando se conta uma mentira, lembrando do fictício Pinóquio, a presidente Dilma Rousseff já estaria usando tromba de elefante (aliá), né não?

O dólar continua subindo tanto quanto a cesta básica, assim como os impostos e a carne e demais alimentos que enchiam o bucho do Zé Povinho. O Filósofo Zé Praxedes afirmou que gosta de liberdade de pensamento e de expressão, mas que só disso o brasileiro não vai sobrevier, não, e pede ajuda pra Deus e o Satanás para os políticos brasileiros acharem um rumo, nem que for o caminho que os levem para os raios que os partam, lá onde estão o Joaquim e o Manuel. Arre égua! Praxedes, tu tá pior que o príncipe Maquiavel?

Aliás, falando em Maquiavel, me faz lembrar a presidente Dilma, ela dá com uma mão e tira com a outra.  Deu tanto ministérios para aliados e agora, nesse reajuste para não perder a presidência, quem era não é mais, e deu para os novos do PMDB seu maior aliado e que tem como seu vice o Michel Temer, cacique deste partido que abocanhou o Ministério da Saúde e o da Infraestrutura e, querem mais: é o tal de “ou dá, ou desce”.

Mas o tal de dar ou tirar vai contra a filosofia do príncipe Maquiavel que era contra o sistema de governos dar e depois tirar. Por causa desse imbróglio todo, foi que ela colocou um psiquiatra para comandar o Ministério da Saúde. Se não der certo o psiquiatra, ela chama um Pai de Santo. Ai vai resolver o Brasil e, ele não vai mais se chocar com o sol e nem derreter como sorvete no calorão do Saara.

Reformas ministeriais mal elaboradas e em número insuficiente, adequadamente políticos e conchavos com partidos de oposição para ter maioria no Congresso Nacional, não vão tirar o Brasil do lodo em que ela e o PT nos colocaram.

O que vai ajudar a tirar o Brasil do fosso é o governo aprender a ser ético e moral, cortar despesas com jatinhos, carrões com motoristas e diárias polpudas para quem não viaja, acabar com 90% de cargos comissionados, menos helicópteros, prédios públicos, gastar menos água, luz, cafezinho e até papel higiênico, se puder. Enfim, gastar menos até com promessas que nunca cumpriu. Quem disse isso foi o seringalísta Sissi, lá dos cafundós da pirateada e desguarnecida Amazônia Legal Brasileira. Seremos todos nós filhos de um país habitado por patos? Já somos vítimas de tiro ao alvo? Quem viver verá! Vou! Fui! Inté!

Vismar Kfouri – Jornalista, escritor e ambientalista. kfouriamazonia39@gmail.com – Blog: https:\\kfouriamazoniawordpress.com – Contatos P\palestras: 17-99186-7015.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s