O que falta para mudar o Brasil?

Lula

Ex-presidente Lula da Silva

Diante do descalabro moral e ético que assisto impávido diariamente na mídia televisiva nacional, me sinto como Ruy Barbosa se sentiu antes de morrer. Vergonha de ser honesto e, quiçá, de ser brasileiro. Ao ouvir as desculpas esfarrapadas do presidente da Câmara Federal Eduardo Cunha, minha Santa Tambura, na plenitude de sua ingênua inocência silvestre, ergueu a saia para cobrir o rosto sem se lembrar que não vestia nada mais por baixo da saia. Arre égua! Ela descobriu um santo para cobrir outro, morou?

Mas tudo bem, minha meia dúzia de leitores entenderam. Já pensaram eles, se a Operação Lava Jato e a mais moderna, a Zelotes, forem concluídas eu vou então perguntar: “Vão ficar os réus  presos, ou detidos em suas casas, com tornozeleiras eletrônicas nas pernas, tomando vinho do Porto, comendo bacalhau e caviar russo, regado a um bom espumante francês?”

Quando os petistas vão dar conta que durante os seus dois governos, os cofres públicos foram surrupiados, roubados, vilipendiados desbragadamente por todos seus mandatários, sicários, filhotes, comadres e compadres, servidores e doleiros corruptos?

O seringalista Sissi, lá do seu seringal nos cafundós da Amazônia, perguntou se Eduardo Cunha, Renan Calheiros, Collor de Mello, Lula e família, seus ex-secretários, noras, assessores, ex-ministros são todos anjinhos e se devemos rezar por eles, ou mandar um tonel de óleo de peroba para que, todos se lavem juntos com este material que está em extinção. Um tonel não basta meu irmão, aí da Calha Norte sempre surrupiada por falsos profetas de outras potências. Ela vai ter que replantar peroba e outras essências que são furtadas de nossa selva diariamente por nossas fronteiras desguarnecidas…

Agora, falando mais sério ainda, me perguntaram o que será que é o cúmulo da falta de vergonha neste país? Acertaram quem respondeu que é ter como presidente da Câmara Federal um deputado corrupto, mentiroso e tão falso quanto o senhor Eduardo Cunha. Ele manobra tão bem, que vai levando seu mandato empurrando com a barriga seus próprios pares e, jura de pés juntos que não tem contas secretas em bancos suíços.

Ai o filósofo Zé Praxedes, que já não suporta ouvir falar em Dilma, Lula, Rui Falcão, Berzoini, Vicentinho, Zé Dirceu, Genoino, Vaccari Neto, e tantos outros filhotes da corrupção petista que afundou esta rica nação, ainda vamos ter que conviver com mais uma grande patacada do presidente da Câmara Federal.

Pois esse filho de uma sucuri com arame farpado, que mais parece um porco espinho, não quer agora construir mais um prédio para os deputados federais, num custo de 400 milhões de reais? Para quê? Se o que queremos é reduzir para menos da metade o Congresso Nacional, tanto para termos mais governabilidade, quanto economia, fator que vai ocasionar e distribuir mais recursos para a saúde, escolas e segurança pública?

Até o Nézin Manguaça, que já estava trocando alhos por bugalhos, encostado num pé de sumaúma que lhe dava uma baita sombra, exclamou enfurecido: “Assim num dá ué, esse fio duma …. num pensa em nóis trabaiodôs?” Menos Nézin, menos…

Por outro lado, o pajé Miratinga, da tribo dos Uru Eu Uau Uau, lá também das selvas amazônicas retaliou: “Que pena que índio brasileiro canibal acabou faiz muito tempo, sinão ia cumê carne amaciada com vinho importado vindo lá de Brasília”. Cruz credo, “desconjurou” minha inocente Santa Tambura.

Sabem o que falta para mudar o Brasil? Se democracia e ditadura não resolveram, por que não mandar todos os políticos para habitar Marte e a Lua e deixar o povo trabalhador de verdade e a vontade, juntamente com os nacionalistas e acharem um jeito de governar sem lesar o próximo? Difícil, né, não? Vou! Fui! Inté!

Vismar Kfouri 0- jornalista, escritor e ambientalista. kfouriamazonia39@gmail.com Blog: HTTPS:\\kfouriamazoniawordpress.com – Contatos P\palestras: 17-99186-7015.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s