Nem Sansão e Hércules seguram a inflação no Brasil

Se algum brasileiro ou até mesmo um alienígena pensasse que começaríamos o início do novo ano sem inflação se enganou redondamente. Nem precisa perguntar ou pesquisar na Fundação Getúlio Vargas, basta ir em qualquer supermercado, ou posto de gasolina, para confirmar o tema que vamos abranger hoje.

Quem acertou cheio nesta certeza foi o Sissi e a Santa Tambura. Ambos já diziam meses atrás que este (des)governo petista não teria competência para colocar o gigante Brasil adormecido em berço esplendido, no índice que ele merece estar, ou seja, entre as primeiras potências econômicas do globo.

Verdade seja dita, houve momento em que o sapão barbudo afirmou que teríamos apenas uma marolinha, mas com o tempo e as falcatruas, malversação do erário público, junto com a corrupção que quebrou a maior empresa brasileira, a Petrobras, o que aconteceu, na realidade, é que fomos vítimas de um tsunami gigantesco que arrasou nosso país igualzinho a barragem da Samarco fez em Mariana. Levou tudo de roldão.

O governo petista está mais quebrado que arroz de terceira, sem perspectiva de se reerguer a curto ou médio prazo. A política partidária e econômica está um lixo, quando deveria estar um luxo segundo confidenciou do além, o ex-deputado costureiro Clodovil e o crítico famoso do passado Stanislaw Ponte Preta.

Se terminamos 2015 com 11% de inflação, vamos terminar 2016 com quanto? Tudo continua em alta, os produtos da cesta básica, os materiais escolares subiram 35%, a energia elétrica vai elevar mais um tantão, vem novos aumentos dos combustíveis e do IPTU, no IPVA, sem falar nos produtos hortifrutigranjeiros que subiram quase 20% esta semana nos supermercados, com o tomate voltando a casa dos sete reais o aquilo e puxando os demais produtos para cima.  Isso é uma ignomínia!

Para piorar a economia do Brasil, a China que vinha crescendo ultimamente mais de 10% ao ano e sendo nosso maior parceiro comercial, está tão quebrada quanto nós. Nesta semana a sua Bolsa de Valores caiu mais de 6,5% e derrubou as bolsas europeias, asiáticas, americanas e a Bovespa de arrastão, elevando o valor do dólar acima de quatro reais. Os chineses foram espertos e fecharam o pregão quando ele começou a cair acentuadamente, fazendo com que as demais bolsas recuperassem um pouco do prejuízo do dia seguinte, inclusive a Bovespa.

Mas nem tudo é como Dante no Quartel de Abrantes. Aqui em nosso país tupiniquim, segundo o filósofo Zé Praxedes e o seringalista Sissi, ambos das jandaias amazônicas, afirmaram que a onça vai comer o rabo do jacaré e ele só vai fugir depois que o felino saciar sua fome.

Para quem não sabe das coisas da selva, muitas vezes o jacaré fica quietinho enquanto a onça come sua cauda e, ela só vai embora depois de saciar sua fome. Depois o rabo do jacaré volta a crescer e ele continua sua luta pela sobrevivência na selva, agradecendo por estar vivo. Assim somos nós todos aqui no Brasil? Ou somente o jacaré tem este poder de se recuperar? Arre égua! Não quero nem pensar… Acorda brasileiros, vamos à luta nas urnas defenestrar esta gentalha canalha que merece estar sendo presa pela Operação Lava Jato e, tomara que a Operação Zelotes ouça seu Lula da Silva e o encarcere junto com seus ex-ministros, aliados e compadres! Quanto a inflação, nem Sansão e Hercules juntos conseguem segurá-la! Vou! Fui! Inté!

Vismar Kfouri – jornalista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s