Brasil chega ao fundo do poço

Não quero saber se o governo é do PT aliado ao PMDB, ou se recebeu herança do PSDB, se Lula, Collor de Mello (foto acima), FHC, Renan, Eduardo Cunha, Maluf, Delcídio, Palocci, Dilma, Ricardo Berzoini ou a Catifunda são os responsáveis em colocar o Brasil no fundo do poço e no bico do urubu.

Só eu e mais 199,99 milhões de brasileiros sabemos que sim, quem informou foi minha Santa Tambura lá das entranhas da floresta Amazônica, onde continuam derrubando árvores sem plano de manejo e os atravessadores as vendem para todas as distribuidoras no país como se estivesse tudo legal, mesmo as notas fiscais sendo frias.

Para complicar mais ainda a situação política e econômica do país, continuamos cada vez mais em baixa, não há uma notícia sequer positiva para nossa economia. A Bovespa despenca e leva junto as ações da Petrobras aos menores patamares de sua história. E, leva outras grandes empresas nacionais também para o fundo do poço de onde não saímos há bom tempo.

Diz o sábio seringalista Sissi, lá das entranhas rondonienses, que isso é reflexo da política internacional agora orquestrada pela China e pelos norte-americanos que caíram juntos e levaram o mundo inteiro para o fundo do mesmo poço em que estamos há tempos, mas a Europa foi junta também.

A Grã-Bretanha, leia-se Inglaterra, ameaça abandonar a comunidade europeia e ficar livre do euro que ainda vale menos que sua tradicional moeda, que nunca saiu de uso, a libra esterlina, enquanto o nosso real continua em queda livre, sem paraquedas que detenha o mesmo abaixo dos quatro dólares.

Também lá dos cafundós da bela e pirateada Amazônia, o filósofo das selvas, Zé Praxedes, manda avisos através de sinais de fumaça feitos pelo pajé Miratinga, da tribo dos Uru Eu Uau Uau, que enquanto o Brasil não tiver uma educação de Primeiro Mundo, a família reestruturada, políticos íntegros, um Congresso Nacional confiável, nós vamos realmente apenas sobreviver do futebol, da cachaça, do carnaval e, quiçá, da mendicância. Arre égua!

Ele disse ainda que os políticos brasileiros, de todos os partidos, deveriam se envergonhar por contribuir com o Governo Federal que leva um país continental como o nosso, dos mais ricos do planeta em biodiversidade, para um tormentoso oceano onde ficamos como um barquinho de papel levado pelas ondas bravias e ao sabor dos ventos que sopra em todas as direções, menos para o rumo que deveria ir, ou seja, o da ordem e do progresso.

O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, viajou para Davos na Suiça, onde se encontrará com lideranças mundiais e tentar o que a presidente Dilma não conseguiu, apesar de vir tentando há muito: trazer de volta os investidores estrangeiros que saíram do Brasil e levaram suas aplicações para os Estados Unidos e alguns países europeus que não estão em crise e continuam pagando juros mais altos que nós, desde que tivemos as notas de confiança rebaixadas pelas empresas que medem o grau de confiabilidade aos investidores.

Enquanto isso, aqui em solo tupiniquim, o Zé Povinho vai ficando sem ter como se alimentar, pagar alugueis, ônibus e metrô, açougue virou casa de luxo, não tem dinheiro para pagar água e energia elétrica. Isso é uma ignomínia!

Todavia, como dizem que Deus é brasileiro, não vai faltar dinheiro para brincar no carnaval, viajar, gastar com a folia, se embebezar e ficar feliz por uns três ou quatro dias. Isso é o Brasil minha gente! Vou! Fui! Onté!

Vismar Kfouri – jornalista, escritor e ambientalista. kfouriamazonia39@gmail.com Blog: htpps:\\kfouriamazonia.wordpress.com – Contatos P\Palestras: 17-99186-7015.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Brasil chega ao fundo do poço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s