Um ano de companheirismo no Dhoje Interior

Para a meia dúzia de leitores que me acompanham neste prestigiado Dhoje Interior, quero agradecer a fidelidade deles e dos amigos Edson Paz e Edicléia Batista, presidente e diretora-geral deste diário que me recebeu de portas escancaradas e, também, por terem me aturado com meus argumentos que misturam a excelência da modernidade do Sudeste, com a minha sapiência da úmida e gotejante Amazônia, região linda e maravilhosa onde passei quatro décadas de feitos maravilhosos, sofrimentos e alegrias insofismáveis.

O DHOJE Interior soube compreender a ânsia de me recolocar na cidade onde fui gerado e que me viu crescer e sair pelo mundo depois de formado. E assim pude fazer o que mais gosto, escrever o que sai de dentro da minha alma, às vezes, críticas fortes contra os prepotentes e corruptos, outras vezes transformar em crônicas e poesias as minhas angústias, saudades, momentos tristes ou felizes que o tempo guarda em sua memória, ou me derramo em prantos silenciosos quando ouço ou vejo notícias que denigrem a imagem deste país continental, que tanto amo e que tem tudo para ser o melhor do mundo, mas que atualmente está num lodaçal sem tamanho e sem tempo para sair dele.

No momento, meu coração está arfante, arfante até demais por não termos boas notícias para passar à sociedade local ou nacional, inclusive aos meus irmãos da Calha Norte onde suas fronteiras desguarnecidas não seguram nossas riquezas naturais que saem sem pagar o ônus a que nossa nação faz jus e, por isso mesmo, nada ajuda aos nossos irmãos tradicionais das florestas tropicais que moram no interior da selva, nem os ribeirinhos e extrativistas e os índios que a cada dia se veem mais oprimidos devido a devastação que os inescrupulosos fazem com a nossa biodiversidade e, o pior, com aval das mais altas autoridades de Brasília.

Quero agradecer ao Edson e a Edicléia, não apenas o espaço concedido, mas pelo espírito democrático que demonstraram, quando permitiram que eu misturasse os meus personagens amazônicos com a realidade rio-pretense e interação com o Sudeste. Somente assim, meus leitores puderam conhecer minha amada Santa Tambura, o filósofo Zé Praxedes, o sábio seringalista Sissi, o pajé Miratinga, da tribo dos Uru Eu Uau Uau, o Nézin Manguaça e o Tuxauá Mapinguari de vários contos e lendas escritas durante estas quatro décadas que militei na Região Amazônia, por todos seus estados desde que deixei o Exército e me reintegrei a vida civil.

Não me arrependi de nada do que fiz, levei uma vida muito bem vivida na bela, verde, úmida e luxuriante floresta amazônica. Aliás, este final de frase é do imortal da Academia Rondoniense de Letras, João Teixeira de Souza, o Jotatê, jornalista, poeta e escritor que prefaciou um dos meus livros que está na Editora Kiron para ser impresso.

Quero deixar registrado aqui que, quando Jotatê esteve em Rio Preto há muito tempo, ele a classificou de “Bela e Altaneira” como gosto de usar quando me refiro a nossa cidade em meus artigos.

Todavia, depois deste ano maravilhoso em contato com os colegas de redação aqui no DHOJE, onde o espírito de camaradagem e as diferenças ideológicas não atrapalham nosso relacionamento, pelo contrário, nos aproximam e fazem-nos tornarmos uma equipe que veste uma só camisa com duas cores: a do Brasil e do DHOJE Interior. Assim acha também minha Santa Tambura e meu querido amigo Venâncio de Melo, o sábio seringalista Sissi. A todos que fazem este diário maravilhoso, dedico estas linhas escritas com as tintas que emanam de meu coração e de minha alma! Vou! Fui! Inté!

Vismar Kfouri – Jornalista, escritor e ambientalista. kfouriamazonia39@gmail.com Blog: https:\\kfouriamazonia.wordpress.com – Contatos P|Palestras: 17 – 99186-7015.

 

Deixe um comentário

