Justiça pode criar novo mártir para o Brasil

Tudo vai depender do Poder Judiciário para que a bactéria da corrupção, que infecta todos os “órgãos” da política e da economia deste país, seja dizimada. Se a Justiça fraquejar, a bactéria vai prosperar igual ao zika vírus que está assombrando o mundo, jogando a esperança do povo contra um iceberg do continente Antártico.

O ex-presidente Lula, por exemplo, se não ficar confirmado seu envolvimento com as empreiteiras que sugaram os cofres da Petrobras, poderá sair fortalecido deste imbróglio. Ou seja, se a Justiça não der o antibiótico correto e na dose certa, revelando à nação a quem pertence o tríplex no Guarujá e o sítio em Atibaia, Lula saíra fortalecido para os próximos processos eleitorais.

Assim pensa também minha amada Santa Tambura que tenta proteger a Amazônia da pirataria e dos maus brasileiros que ajudam a depredá-la antes que o Governo Federal decrete uma lei de “Desmate Zero Já”.

Por outro lado, o filósofo Zé Praxedes, que vive nas entranhas desta bela e luxuriante floresta tropical, também pensa como este articulista e o sábio seringalista Sissi, ambos lá do interior rondoniense, mas que estão sempre em consonância com a política nacional, porque estão muito ligados com os acontecimentos de Brasília e dos outros grandes centros, via sinais de fumaça e tambores. Eita turma porreta!

Numa roda de amigos ali na margem do rio Azul, na divisa do Estado do Amazonas com o de Rondônia, degustando belos peixes assados numa fogueira com iguarias locais, Praxedes, Sissi, Pajé Miratinga, Nézim Manguaça, coronel Totó (que encontrou seus coturnos recentemente), o morubixaba Mapinguari, e a Santa Tambura, representando o sexo forte, afinal a mulher hoje é que é forte deveras, comentavam a política nacional e a situação em que o Brasil está vivendo.

Usando da palavra, o sábio Sissi disse enfaticamente, que estamos como os peixes que estamos fritando na frigideira e degustando com farinha de puba. Se o peixinho pular da frigideira vai cair na brasa da fogueira e, não há uma saída emergente no momento para salvar a vida dele, que metaforicamente, representa hoje a nação mais rica e violentada politicamente do planeta, ou seja, o nosso país.

A política e a economia no Brasil hoje é uma ficção cientifica ou uma baita utopia, é o único país presidencialista do mundo que parece um navio fantasma, navegando em águas turvas sem comandante e ninguém no leme. O comandante está à beira de sofrer um motim e, os mandatários que deveriam reger as leis e fazer a política do navio (Congresso Nacional) é parecido com a caverna do lendário Ali Babá e seus quarenta ladrões.

Disse o Sissi, que o tal de Congresso só funciona se houver pagamento em propina antecipada. Os seus chefes podem perder seus cargos por corrupção, assim como a comandante que deveria pilotar o baita navio, também está para sofrer uma ação jurídica chamada impeachment, uma saída legal que lhe tira o poder de dirigir este navio que ela mesma e seus comandados de partido colocaram à deriva. Arre égua!

Por outro lado, lembrou ainda o sábio Sissi, que a única coisa que funciona a contendo neste rico país-pobre é o Poder Judiciário que está fazendo um cerco para pegar o ex-presidente Lula da Silva que já deveria, segundo a opinião pública, ter sido defenestrado da vida pública e estar mofando atrás das grades.

Segundo Sissi, se nada ficar provado contra Lula sobre os desvios da Petrobras para sua campanha presidencial, sobre o tríplex de Guarujá e o sítio em Atibaia, o Judiciário vai ficar encrencado e pode tornar o escorregadio ex-presidente num novo mártir que vai sobrepujar o mito do mineiro esquartejado em Minas Gerais, o alferes Tiradentes (foto acima), que morreu para tornar livre o Brasil do jugo português. Este, sim, será nosso eterno mártir! Vou! Fui! Inté!

Vismar Kfouri – Jornalista, escritor e ambientalista. kfouriamazonia39@gmail.com Blog: https:\\kfouriamazonia.wordpress.com – Contatos P\Palestras: 17-99186-7015.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s