Povos tradicionais da Amazônia são esquecidos, mas do saque da floresta, não!

O mundo vive de olhos na maior floresta tropical do planeta e muitas nações a saqueiam por seus milhares de quilômetros desprotegidos, levando madeira de lei, minérios e demais produtos da flora e da fauna e, em tempos passados não tão distante, os Estados Unidos contrabandearam até sangue dos índios yanomamis para levantar seu genoma. Uma vergonha para qualquer país que tivesse políticos íntegros ou com resquícios de patriotismo ou nacionalista.

Mas como disse nossa amiga Santa Tambura, lá do interior desta linda, verde e gotejante floresta tropical (assim disse o imortal Jotatê – João Teixeira de Souza – da Academia de Letras  de Rondônia, quando prefaciou um livro de minha autoria que falava sobre seus mistérios belezas e riquezas naturais), ela se expressou assim: “Vai chegar um dia em que os brasileiros não terão condições ou vontade própria de proteger o bioma da floresta e as grandes potências vão cair como urubus sobre  carniça, nossos governantes só enxergam até a ponta do próprio nariz e a maioria não é confiável!”  Tá certinha a nossa santinha…

Já disse em artigos anteriores que o governo militar e a Igreja cometeram erros ao apoiar o assentamento de pequenos colonos na Calha Norte e que isso precipitaria a destruição de seu bioma. Sei que estava certo, mas eu e outros jornalistas do Nortão Verde, fomos descartadas e defenestrados do jogo que tinha cartas marcadas.

E, como servidor público federal, ainda fui obrigado a trabalhar para assentar milhares de famílias em Rondônia e Sul do Amazonas onde hoje são as cidades de Santo Antonio do Matupi e Apuí. Nesta última cidade, em 1982, levamos mais de uma centena de colonos do Sul e alocamos naquela bela região. Hoje, Apuí é uma bela cidade de estilo germânico, com relativo conforto das cidades do Sul.  E no Km 180, que foi rebatizado de Santo Antonio do Matupi, estão formando uma cidade que já conta com umas oito mil almas, e está também sendo estruturada com tudo que é moderno. O único problema para estas cidades, é que no “inverno amazônico” elas ficam isoladas porque a BR-230 (Transamazônica) fica sem meios de ser transitada e os problemas são resolvidos por via aérea.

Nesta região, lembrou o sábio Sissi, a floresta é abatida e dá lugar a grandes pastagens e lavouras que usam aviões para pulverizar com agrotóxicos e lançar sementes.

Lembrou também Sissi, que lá proliferam madeireiras que beneficiam e vendem madeira de lei, algumas com planos de manejos alugados por atravessadores que lotam as distribuidoras do país com o produto legalizado através de notas frias e, só de vez em quando, alguma é flagrada e sofre as sanções da lei.

O filósofo Zé Praxedes também lembrou que o Estado do Mato Grosso é campeão em desmatamento porque sofreu forte influência do atual senador Blairo Maggie e ex-governador, e da ministra atual da Agricultura, Katia Abreu, do PMDB do Tocantins, ajudaram a fazer a maior devassa nas florestas destes dois estados e onde hoje estão as maiores pastagens de gado do país.

Enquanto isso, os países limítrofes que também têm matas amazônicas protegem suas florestas e compram madeira do vizinho Brasil, que entram em seus territórios clandestinamente por rios ou fronteiras secas. São eles a Guiana, o Suriname, a Guiana Francesa, o Peru cujos contrabandistas até trocaram tiros com autoridades brasileiras tempos atrás, o Equador, a Bolívia e a Venezuela.

Para terminar é bom lembrar que o Mato Grosso é o maior emissor de CO² porque produz 46,4 toneladas a mais per capita, seis vezes mais que a média nacional  e, quase no mesmo nível do maior produtor que é o Qatar. Enquanto a política corroi nacionalmente o país na atualidade, na atualidade também, nossa Amazônia vai sendo derrubada e continua sendo surrupiada por toda sua longa fronteira. Eu quanto o Sissi estamos cansados de bater na mesma tecla, mas, como diz o ditado, água mole em pedra dura tanto bate até Kfouri. Vou! Fui! Inté!

Vismar Kfouri – Jornalista, escritor e ambientalista. <kfouriamazonia39@gmail.com>- Blog: HTTPS:\\kfouriamazonia.wordpress.com – Contatos P\Palestras: 17-9986-7015.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s