Navio Brasil afunda, ratazanas pulam n’água…

O que todos os brasileiros já sabiam aconteceu. Nada de surpresas, apenas o obvio ululante. O transatlântico Brasil já vinha fazendo água há 13 anos e, quando não deu mais para sua comandante segurá-lo no prumo e continuar navegando devido a turbulência econômica e política, seus marujos, que seguravam a peteca, fizeram o que sempre fazem as ratazanas quando o barco vai a pique: “pulem n’água turma que neste navio o casco tá furado, não serve mais como navio pirata.”

Inté cambada! E, tchbum! Todos do PMDB pularam no mar para escapar do tsunami que atingiu o maior navio da América Latina. O chefão desta turma que pulou fora do navio em desgraça, Michel Temer, se julga o rei da cocada preta. Mas segundo uma carta escrita do além pelo saudoso jornalista e crítico Stanislaw Ponte Preta, ele não tem e nunca terá nem cacoete do saudoso ex-líder desta turma, o deputado que também desapareceu no mar, mas porque seu helicóptero caiu e até hoje seu corpo não foi encontrado. Seu nome? Ah, é vero, ia esquecendo, era Ulisses Guimarães (foto acima), um dos maiores estadistas que o Brasil já viu além de outros que também foram melhores dos que os que conhecemos na atualidade.

O sábio seringalista do interior rondoniense, Sissi, comentou com o filósofo Zé Praxedes, também lá dos peraus da linda e desguarnecida Amazônia brasileira, que agora só falta tirar da porta dos dois galinheiros que resistiam, a Câmara e o Senado Federal, as duas raposas que tomam conta deles.

No entanto, até o Nézin Manguaçã deu seu pitaco, já que estava sóbrio e não havia ingerido nenhuma dose de cauim: “Aí a onça vai beber água ou ser pega pela sucuri, os dois são difíceis de pegar, parecem bagres ensaboados, só se a Santa Tambura e o pajé Miratinga, dos Uru Eu Uau Uau, fizerem uma pajelança da boa, caso contrário, este rolo que ôceis chamam de impeachment (o Sissi ensinou ele a escrever este palavrão), vai enrolar o incauto Zé Povinho.

Este ainda resiste pra não perder o Bolsa Família, Bolsa Escola, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Gás, Bolsa Pum, Bolsa Energia, Bolsa Peruca, Bolsa Dentadura e outras mumunhas mais que eles não querem ficar sem, já que estão grudados no osso e, não desejam perder o caldo do Poder pra não morrerem de fome”. Arre égua! Vão trabalhar oxente!

Enquanto o Titanic afunda mais uma vez, o que sobrou do naufrágio, tenta se ajeitar como pode. Pega um marujo sem poder de definição daqui, tenta arregimentar outro dali, ameaçam consertar as fragatas avariadas (ministérios) oferecendo a outros piratas desnorteados, para terem número suficiente e conseguir poder de fogo para brigar com a oposição.

Esta agora pensa que ficou mais forte devido a debandada dos ratazanas peemedebistas que, deste l985, só sabe ficar grudada no osso de quem comanda o navio. Tem algum pirata de valor aí? Que se apresente! Todos estão tentando tapar o sol com a peneira. Ledo engano! A comandante e seu assessor, o pirata barbudão, pensam que vão se safar, mas cadê o dinheiro que tava aqui?

A ratazanada comeu junto com eles e seus piratas cupinchas. Uma hora o navio tinha que afundar! Tomara que o Judiciário resolva isto logo e salve o navio Brasil do mar tenebroso em que se encontra. Vou! Fui! Inté!

Vismar Kfouri – Jornalista, escritor e ambientalista. kfouriamazonia39@gmail.com. Blog: https:\\kfouriamazonia.wordpress.com – Contatos P\Palestras: 17-99186-7015.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s